Training for the Uphill Athlete

A Manual for Mountain Runners and Ski Mountaineers

Autores: Steve HouseScott Johnston e Kilian Jornet

Sinopse

Este livro é um guia completo para atletas e treinadores de desportos de montanha, nomeadamente trail running, skyrunning e esqui de montanha (skimo). Publicado pela Patagonia em 2019, combina ciência, experiência prática e histórias inspiradoras de atletas de elite, oferecendo uma metodologia rigorosa para criar planos de treino personalizados que maximizam o desempenho e minimizam lesões.

Dividido em secções, o livro começa por explicar a base fisiológica da resistência, abordando sistemas energéticos, como a produção de ATP aeróbica (baseada em gordura) e anaeróbica (baseada em glicogénio), destacando a importância do treino em zonas de baixa intensidade (Z1 e Z2) para construir uma base aeróbica sólida. A secção de métodos, a mais extensa, detalha técnicas de treino, incluindo ciclos de 3-4 semanas que alternam intensidade e recuperação para evitar o sobretreino. O treino de força é abordado especificamente para atletas de resistência, com foco no ganho de potência para subidas. A parte final, “How to train”, ajuda na criação de planos individualizados, com exemplos práticos para diferentes objetivos.

O livro destaca-se pela abordagem científica e prática, enriquecida por ensaios de atletas como Emelie Forsberg e Kilian Jornet, que partilham reflexões sobre introspeção e alegria no desporto. Embora focado em corrida de montanha e skimo, os princípios aplicam-se a outros desportos de resistência, como a corrida de estrada.

As ilustrações têm uma elevada qualidade e os gráficos são muito claros. Com contributos de House, alpinista de renome, Johnston, técnico de esqui cross-country, e Jornet, recordista em ultramaratonas, este livro é uma referência essencial para quem procura excelência em desportos de montanha, promovendo um equilíbrio entre desempenho e prazer no movimento.

Sobre os autores

Steve House: Alpinista americano de renome, conhecido por ascensões técnicas em montanhas como o K7 (Paquistão) e o Nanga Parbat. Autor de Beyond the Mountain, é treinador de alpinismo e fundou a Uphill Athlete, aplicando princípios científicos ao treino de montanha.

Scott Johnston: Treinador de esqui cross-country com vasta experiência, trabalhou com atletas olímpicos e de elite. Especialista em fisiologia do exercício, co-fundou a Uphill Athlete, focando-se em métodos de treino para desportos de resistência em montanha.

Kilian Jornet: Ultramaratonista e skyrunner espanhol, considerado um dos maiores atletas de montanha. Detentor de recordes em provas como a UTMB e ascensões rápidas ao Everest, contribui com sua experiência prática e visão inspiradora. Autor do livro Correr ou Morrer, também em destaque no ultra-endurance.pt.