O regresso de “As Voltas do Impossível”

A 2ª edição de “As Voltas do Impossível” vai-se realizar no próximo dia 29 de Maio e vai aceitar “pedidos de escolha” de 15 de Fevereiro a 5 de Março.

“Estamos em 1942, o Mundo está em guerra, e na Serra da Freita começa a corrida ao Volfrâmio para o esforço de guerra, mobilizando mais de 3000 mineiros sob gestão alemã.”. Este é o mote para o argumento desta “Aventura de Trail”.

A 1ª edição desta aventura decorreu no passado dia 3 de Outubro (depois de ter sido adiada da data original a 23 de Maio 2020), sendo que nenhum dos participantes conseguiu inscrever o seu nome na pedra cravada à entrada de Rio de Frades, centro do evento.

Aliás, das 5 voltas necessárias (105 Km, 7500m d+) para se vencer este desafio, em 2020 nenhum atleta conseguiu sequer terminar a 3ª volta dentro do tempo estipulado de 9 horas, tendo sido apenas cerca de uma dezena os que conseguiram terminar a 2ª volta dentro desse tempo.

Mario Elson e Guilherme Lourenço foram os dois atletas com melhor desempenho nesta primeira edição, cujo percurso de cada volta (que são dadas em direções alternadas) pode ser consultado aqui.

Os atletas partem para Rio de Frades no concelho de Arouca com muitas incertezas, incluindo a hora de partida, que poderá ser entre as 0h00 e as 12h00, sendo informados apenas uma hora antes (em 2020, os atletas foram informados às 6h30 que a partida seria às 7h30).

Crédito fotográfico: Fritz Photography

As Voltas do Impossível é uma aventura de Ultra Trail realizada na Serra da Freita nas imediações da povoação de Rio de Frades. e organizada pela Confraria Trotamontes com o apoio do Município de Arouca.

Mais uma vez, os “pedidos de escolha” deverão ser enviados para o e-mail do ‘Pai do Trail Nacional’, José Moutinho (jmoutinho@netcabo.pt). Este pedido deve conter as razões porque pensam que deverão ser escolhidos para ter a honra participar nesta aventura, assim como um currículo onde deve constar, no mínimo, uma prova igual ou superior a 100 kms. Apenas serão escolhidos 50 atletas.

Crédito fotográfico: Fritz Photography

Todos os atletas que forem escolhidos irão receber uma “Carta de Condolências” que formaliza, assim, a inscrição e que pede:

  • O pagamento de uma taxa pecuniária de 19.58 €;
  • Uma cerveja artesanal;
  • Uma matrícula de automóvel.

Para saber mais, visite a nossa página dedicada ao evento e o Regulamento.

Da 1ª edição, fica a imensidão…