Epic Ultra, Trail and Skyrunning Races
Autor: Ian Corless
(Artigo escrito a 26 Dez 2020)
Sinopse
Running Beyond apresenta alguns dos ultra trails mais icónicos do mundo, desde picos montanhosos a selvas profundas e desertos escaldantes, que Ian Corless foi documentando ao longo dos anos. Ricamente ilustrado com fotografias impressionantes e únicas do autor (Ian é fotógrafo profissional), o livro apresenta de forma detalhada 35 corridas de ultra trail e skyrunning, incluindo percursos, altimetria, recordes, história, e entrevistas com atletas lendários. Cada corrida é apresentada de forma única e muito particular.
São 240 páginas onde se sente a magia destas corridas, algumas delas documentadas com mais de 10 páginas de conteúdo. De relevar a presença de uma corrida portuguesa, a Ultra Skymarathon Madeira.
O prefácio do livro é escrito por Kilian Jornet, talvez o mais celebrado atleta de trail e skyrunning do mundo e autor do livro Correr ou Morrer (“Run or Die” no original em inglês).
Running Beyond é a definitiva celebração do ultra trail e do skyrunning, e dificilmente existirá uma maior fonte de motivação para explorar alguns dos locais mais maravilhosos do mundo através da corrida.
Corridas apresentadas em Running Beyond
Transvulcania Ultramarathon, Transgrancanaria, Haria Extreme, Ultra Skymarathon Madeira, Ultra Pirineu, Zegama–Aizkorri, Ronda dels Cims, Trail Menorca Cami de Cavalls, Ice Trail Tarentaise, La Grande Trail des Templiers, Mont-Blanc 80km, Ultra-Trail du Mont-Blanc, Dragon’s Back Race, Lakeland 100 & 50, Glen Coe Skyline, Mourne Skyline MTR, Tromso¸ SkyRace, Sierre–Zinal, Matterhorn Ultraks, Transalpine-Run, Dolomites Skyrace and VK, Limone Extreme, Trofeo Kima, Marathon des Sables, Comrades Marathon, Richtersveld Transfrontier Wildrun, Iznik Ultra, Lantau 2 Peaks, Everest Trail Race, Buffalo Stampede, Run the Rut, Superior 100, Western States, Grand to Grand, The Coastal Challenge.
Sobre o autor
Ian Corless é talvez a figura mais influente nos media na divulgação do ultra trail e do skyrunning. A sua contribuição para a cobertura destes desportos é enorme, tendo sido fundamental para trazer o que era um desporto meio maluco (reservado apenas àqueles com uns parafusos a menos) para as luzes da ribalta.